Como a gestão da tecnologia atua no seu negócio.
- Emeric Kalil
- 18 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mar. de 2021

O que é gerenciamento de tecnologia da informação?
A gestão da tecnologia da informação é a administração dos recursos técnicos utilizados no processo de processamento da informação de entidades, instituições ou organizações. Este processo envolve a coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão transformados em informações úteis para a tomada de decisões. Isso torna a gestão de TI uma estratégia de negócios e justifica o crescimento nos últimos anos.
•Coleta: Coletar dados que comprovem o potencial de geração de informações úteis para o empreendimento;
•Armazenamento: armazenar dados no banco de dados para mais segurança e centralização;
•Processamento: primeiro filtre os dados para eliminar dados redundantes;
•Seleção: selecione os dados mais promissores de acordo com os critérios;
•Comparação: conecte os dados para obter novas observações;
•Distribuição: fornecer os dados processados aos tomadores de decisão;
•Avaliação: Analise os dados para obter insights, a fim de obter informações úteis na tomada de decisões.
A gestão da Tecnologia da informação adota uma série de modelos, métodos, processos, tecnologias e ferramentas, que ajudarão as organizações a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da TI. Portanto, está além do escopo de cálculo, envolvendo pessoal, processos e tecnologia.
•Pessoal: Participar do processo de processamento de informações;
•Processo: construir TI e organização;
•Tecnologia: Processo de suporte.
Conheça agora as funções da gestão da TI
Manter o desempenho do serviço
A partir de acordos pré-estabelecidos com outras áreas de negócio, é necessário garantir que os serviços prestados pela área de TI sejam entregues com níveis de serviço, disponibilidade e qualidade adequados. Para tanto, a gestão da tecnologia da informação pode utilizar modelos como ITIL® e COBIT®.
Promova a transformação digital da empresa
TI não é apenas entrega de serviços. Na verdade, você pode notar que esta não é sua função principal. O papel mais importante na área de TI é atuar como um parceiro estratégico para impulsionar a direção do trabalho em direção à transformação digital da empresa. Isso pode interferir na execução de processos e projetos e até mesmo afetar o modelo de negócios.
Mantenha usuários e clientes satisfeitos com o serviço
Satisfazer usuários e clientes não significa apenas cumprir seus pedidos. Isso significa superar suas expectativas e fornecer soluções que realmente façam a diferença para o negócio (embora às vezes você precise convencê-los de que um determinado pedido é irrelevante, mesmo que eles pensem que é).
Gerenciar a equipe de TI
A equipe de TI também é uma parte interessada importante a ser observada. Em organizações com gerenciamento e governança de TI imaturos, as equipes costumam se sentir sem poder. Para solucionar esse problema, é necessário preparar, treinar e atrair os colaboradores e estabelecer uma relação de diálogo com eles.
Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio.
A maioria das organizações possui muitas informações em um ambiente virtual. Se a segurança é aumentada por um lado, a segurança é reduzida por outro lado. Não parece fazer sentido? Mas sim! Ao processar e armazenar informações no sistema, a quantidade de papel usada será reduzida, e a quantidade de papel usada pode ser facilmente obtida e perdida. Por outro lado, o ambiente virtual tem suas próprias ameaças, como vírus e hackers. No entanto, se a tecnologia da informação for bem gerenciada, os riscos podem ser identificados e mitigados com antecedência por meio de normas e políticas.
Invista no que há de melhor em tecnologia do mercado, que você encontra aqui no Grupo +55.
Comments