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Como a gestão da tecnologia atua no seu negócio.

  • Foto do escritor: Emeric Kalil
    Emeric Kalil
  • 18 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mar. de 2021




O que é gerenciamento de tecnologia da informação?


A gestão da tecnologia da informação é a administração dos recursos técnicos utilizados no processo de processamento da informação de entidades, instituições ou organizações. Este processo envolve a coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão transformados em informações úteis para a tomada de decisões. Isso torna a gestão de TI uma estratégia de negócios e justifica o crescimento nos últimos anos.


•Coleta: Coletar dados que comprovem o potencial de geração de informações úteis para o empreendimento;

•Armazenamento: armazenar dados no banco de dados para mais segurança e centralização;

•Processamento: primeiro filtre os dados para eliminar dados redundantes;

•Seleção: selecione os dados mais promissores de acordo com os critérios;

•Comparação: conecte os dados para obter novas observações;

•Distribuição: fornecer os dados processados ​​aos tomadores de decisão;

•Avaliação: Analise os dados para obter insights, a fim de obter informações úteis na tomada de decisões.


A gestão da Tecnologia da informação adota uma série de modelos, métodos, processos, tecnologias e ferramentas, que ajudarão as organizações a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da TI. Portanto, está além do escopo de cálculo, envolvendo pessoal, processos e tecnologia.


•Pessoal: Participar do processo de processamento de informações;

•Processo: construir TI e organização;

•Tecnologia: Processo de suporte.


Conheça agora as funções da gestão da TI


Manter o desempenho do serviço


A partir de acordos pré-estabelecidos com outras áreas de negócio, é necessário garantir que os serviços prestados pela área de TI sejam entregues com níveis de serviço, disponibilidade e qualidade adequados. Para tanto, a gestão da tecnologia da informação pode utilizar modelos como ITIL® e COBIT®.


Promova a transformação digital da empresa


TI não é apenas entrega de serviços. Na verdade, você pode notar que esta não é sua função principal. O papel mais importante na área de TI é atuar como um parceiro estratégico para impulsionar a direção do trabalho em direção à transformação digital da empresa. Isso pode interferir na execução de processos e projetos e até mesmo afetar o modelo de negócios.


Mantenha usuários e clientes satisfeitos com o serviço


Satisfazer usuários e clientes não significa apenas cumprir seus pedidos. Isso significa superar suas expectativas e fornecer soluções que realmente façam a diferença para o negócio (embora às vezes você precise convencê-los de que um determinado pedido é irrelevante, mesmo que eles pensem que é).


Gerenciar a equipe de TI


A equipe de TI também é uma parte interessada importante a ser observada. Em organizações com gerenciamento e governança de TI imaturos, as equipes costumam se sentir sem poder. Para solucionar esse problema, é necessário preparar, treinar e atrair os colaboradores e estabelecer uma relação de diálogo com eles.


Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio.


A maioria das organizações possui muitas informações em um ambiente virtual. Se a segurança é aumentada por um lado, a segurança é reduzida por outro lado. Não parece fazer sentido? Mas sim! Ao processar e armazenar informações no sistema, a quantidade de papel usada será reduzida, e a quantidade de papel usada pode ser facilmente obtida e perdida. Por outro lado, o ambiente virtual tem suas próprias ameaças, como vírus e hackers. No entanto, se a tecnologia da informação for bem gerenciada, os riscos podem ser identificados e mitigados com antecedência por meio de normas e políticas.



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